Em um dos maiores processos de renovação da história de seu balé, o Faustão na Band tem recorrido a nova ferramenta bem popular entre os jovens para encontrar novos talentos: o TikTok. A chefia do time de bailarinas tem se rendido cada vez mais às influencers que ficaram famosinhas na rede social com seus vídeos de dancinhas coreografadas.
Embora o programa tenha ficado duas semanas de recesso, exibindo somente os melhores momentos do ano, as bailarinas não tiveram tanto sossego assim. Principalmente as chefes do setor, que realizaram inúmeros testes com as novas candidatas ao longo do período.
E o processo de renovação do balé com foco no TikTok tem uma explicação: existe um pensamento na atual chefia das bailarinas de que as famosinhas da internet, com seus milhões de seguidores, podem ajudar a atrair uma audiência mais jovem para o programa e ajudar o Faustão na Band a crescer no Ibope. Mas há diversas provas de que os famosos da internet quase nunca conseguem atrair seus seguidores para a TV aberta.
E a Band sabe bem disso. Basta lembrar da única temporada de O Aprendiz que a emissora produziu, sob o comando de Roberto Justus, e que contou apenas com influenciadores digitais no elenco. Foi um fiasco retumbante. E o reality nunca mais foi cogitado de ganhar nova edição. O novo requisito criou mais um medo entre as bailarinas veteranas, que se sentem constantemente ameaçadas pela chefia: a obrigação de se tornarem populares na web.
Entre as mais antigas do time há dançarinas profissionais, que agora se sentem intimidadas e ameaçadas pelas novatas pelo fato de não terem os mesmos milhares ou milhões de seguidores. Muitas até começaram a entrar no TikTok e a fazer dancinhas na rede social para saírem da mira da lista de demissão.