O relator do processo contra Gabriel Monteiro na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro , vereador Chico Alencar (PSOL), recomendou a cassação do mandato de Monteiro por quebra de decoro parlamentar. O documento de autoria do relator foi apresentado na tarde desta terça-feira (2) na Câmara.
“É um parecer oferecido ao Conselho de Ética e Decoro, que conclui, pela prática de condutas gravíssimas, e recomenda a aplicação da pena de perda de mandato do referido parlamentar”, afirmou Alencar na ocasião. “Diante das provas carreadas no curso desse procedimento, restou ao fartamente demonstrado, que o vereador Gabriel Monteiro , nessa condição de representado, praticou, ou ordenou que se praticasse a seu mando, atos deploráveis e inteiramente incompatíveis com o decoro que se espera de um vereador da Câmara Municipal do Rio de Janeiro”, acrescentou. Com essa denúncia, começa a correr o prazo de cinco dias úteis para que Monteiro apresente sua defesa.
Depois desse período, o Conselho terá mais cinco dias para deliberar sobre o relatório, para definir qual será a punição para Monteiro. Em seguida, o documento segue para plenário.