O espetáculo Anáguas de Morim, após circular por diversos espaços da Zona Norte e Zona Oeste do Rio de Janeiro, chega ao fim de sua temporada nesta sexta-feira, 12 de maio, na Casa das Mulheres da Maré. Contemplado no II Edital de Fomento à Cultura Carioca (FOCA), por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, o espetáculo pôde ser apresentado de forma gratuita a diferentes tipos de público e contou em todas as apresentações com intérpretes de libras.
“Muitas pessoas não têm acesso à cultura e graças a esse edital, conseguimos circular por regiões periféricas. ” – Diz Claudia Gomes da Cunha, atriz e coordenadora do projeto.
Anáguas de Morim é um monólogo, em tom biográfico e poético, baseado na vida da própria autora e de duas gerações de mulheres que a antecederam. Uma visita ao passado em busca de si própria. O projeto começou em 2009, com o falecimento de Estelita Maria de Jesus, avó da autora. Por ocasião do luto, ela sugeriu que a mãe escrevesse suas memórias todas às vezes que a saudade a invadisse, como escrita terapêutica. Durante algum tempo, Irani escreveu relatos que Claudia resolveu completar e transformar em um livro. Iniciou-se então um processo de pesquisa com outros parentes maternos.
Na infância da autora, as poucas viagens que realizou foram para visitar seu bisavô no Assentamento do INCRA Pip-Nuk. Lá, aprendeu a contar histórias, descobriu como vivia o povo antigo, a luta do MST, as agruras e a beleza de quem lida com a terra. Essa paixão pelas memórias de infância, os registros obtidos da pesquisa realizada com sua mãe e parentes inspiraram a criação da peça “Anáguas de Morim”. Inspirado nos relatos contidos no e-book “No Tempo das Anáguas”, o espetáculo é dividido em três partes: O Conto da Mulher Abelha, O Conto do Rio que só seguia seu curso, O Conto da Mulher que andava com dificuldades.
Apesar de ser a última apresentação da temporada, Claudia comemora:
“Essa apresentação vai ser icônica, pois será em um lugar de acolhimento às mulheres, onde estaremos mais próximos do público e com uma plateia formada somente por mulheres. Vai ser lindo! Tenho certeza que será uma troca muito rica.”
Isso porque, ao final do espetáculo, haverá um bate-papo da atriz com o público que promoverá o compartilhamento de histórias.
SERVIÇO
CASA DAS MULHERES DA MARÉ
Data: 12 de maio – Horário: 15h
Endereço: Rua da Paz, 42 – Parque União, Maré – RJ – Telefone: (21) 99924-6462
FICHA TÉCNICA
Atriz e Dramaturga: Claudia Gomes da Cunha
Produção Executiva: Cris Ribeiro
Preparação Vocal: Bianco Marques
Preparação Corporal: Cecília Terrana
Iluminador: Arnaldo Costa Filho
Maquiador e Cabeleireiro: Leonardo Otelo
Intérprete de libras: Carlos Fidalgo Tils
Comunicação e Clipagem: Xan Braz
Designer: Leo Duarte
Registro fotográfico e videográfico: Thiago Almeida
Contabilidade: Contabilidade Progresso
Assessoria Jurídica: Lu Gomes
Fotografia: Alexandra Arakawa
Figurino: Daniele Borges