O espaço Vírgula Hub foi cenário de uma edição do ‘Conversas Literárias’, promovido por Michelle Félix, no Shopping Park Sul, no último domingo, reunindo diversos nomes de peso do meio literário.
Escritores, poetas, artistas e agentes literários estiveram no espaço e compartilharam uma gama de informações e reflexões sobre literatura, arte e cultura dentro de suas experiências de vida, levantando temas de alta relevância perante a plateia, que chegou a se emocionar em diversos momentos.
Com mediações feitas por Andressa Costa, Mariana Chio e a Miss Nina Souza, temas como a presença das mulheres no mundo literário, publicações de livros e histórias em quadrinhos, a introdução ao mundo da escrita e literatura infantil trouxe um levantar de clímax da maior qualidade, possibilitando análises de realidades e os desafios de negociações e diferenças entre editoras de grande porte e independentes.
Um exemplo foi o ator Rodrigo Hallvys, que contou sobre sua trajetória no mundo das artes através da literatura. Segundo o artista, seu contato começou através de Histórias em Quadrinhos alguns anos de ter oportunidade de experimentar as artes cênicas, ainda na infância. Hoje, com quatro livros publicados e incentivando outros escritores a serem independentes, ele transformou sua produtora, a RH Soluções Artísticas, em editora também, possibilitando que outros escritores espalhados pelo país também possam se ingressar no universo literário, publicando obras de grande qualidade.
-Quando encontramos fórmulas e começamos a ter espaços, é válido que possamos abrir caminhos e possibilitemos que outros também possam ser felizes. Não adianta sermos unicamente felizes, pois isso só traz isolamento. Se todas as pessoas forem felizes e se realizarem, o mundo ficaria muito mais leve e apaziguador. As pessoas não viveriam tantos conflitos – dispara, Hallvys, que em determinado momento levou a produtora do evento, Michele Félix, às lágrimas.
“Conheci Michele se empenhando a energia que tem para promover trabalhos independentes. Todos nós temos desafios a encarar. E a vejo trabalhando em prol de uma rede que traz diversos benefícios à população através da literatura. Dá muito gosto em ver!”, elogia.
O evento ainda contou com os atores e escritores Mônica Melanie e Albinno Oliveira Grecco, que assim como Hallvys, tiveram livros indicados a prêmios. Grecco, por exemplo, recebeu o prêmio Olho Vivo de Livro 2022 por Versos Ferinos 2. Também estiveram nas mesas de conversas personalidades como Shery Duque, Priscila Messias, Amanda Arbex, Luciana de Paula, Priscila Gonçalves, o editor Daniel Miranda, a agente literária carioca Karina Alfredo, as poetisas Renata Orlandi e Eduarda Vaz, além integrantes da Academia Volta-redondense de Letras como Lee Brasil, Camila Cabral e Raquel Leal, dentre outros.
O músico Gustavo Dias e a empresária Melissa Barretti, ambos de Penedo, e o administrador Diego Machado também estiveram presentes no evento. A tarde leva a assinatura do “Conexões Literárias”, movimento que completou cinco anos de dedicação à área de literatura no Sul Fluminense.
Fotos: Arquivo