“Passport” chega a suas últimas apresentações em palcos cariocas. Os primeiros espetáculos aconteceram nos dias 30 e 31 de maio e se encerram agora no dia 24 de junho. Apesar da despedida, para quem assistiu à peça, baseada na obra de Gustavo Ott, conseguiu levar para casa uma parte da forte mensagem e abordagem em relação à falta de comunicação e ausência de identidade de uma pátria. Pablo Cortez, um dos protagonistas, discorre sobre seu personagem.
No espetáculo, Eugênia se perde na estação ao chegar em uma nova localidade que vivencia a guerra há anos. Sem ter seu passaporte reconhecido, os oficiais, a quem buscou ajuda, começam a vê-la como uma ameaça, dando início a vários atos conspiratórios. Afinal, vivenciar a guerra por tanto tempo causa desconfianças… O projeto é o primeiro do Laboratório de Atores e foi contemplado pelo edital FOCA – Fomento à Cultura Carioca 2022 da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
O elenco formado pela diretora e atriz Camila Curty, como Eugênia, Victor Almeida como soldado e Pablo Cortez dando vida ao oficial, brilham nos palcos e levam ao público questões que são vivenciadas atualmente, mesmo em uma realidade muito diferente, mas não tão distante, da obra. “Um espetáculo ácido, toca em assuntos da nossa história recente onde podemos nos ver tanto no papel do oprimido, quanto do opressor”, afirma Pablo.
As grandes expectativas para as apresentações, se tornam sentimentos de dever cumprido ao permitir que o público acesse os questionamentos que circundam o roteiro de “Passport”. Idealizada inicialmente por Camila Curty, a atriz e diretora do projeto, esperou cerca de 10 anos até que sentisse que era o momento de trazer a obra do venezuelano Gustavo Ott para mais uma adaptação no Brasil. Victor Almeida e Pablo Cortez abraçaram o projeto em sua idealização e também dando vida aos oficiais que interrogam Eugênia.
Sobre seu personagem, Pablo conta: “Está sendo realmente muito incrível dar vida ao oficial no espetáculo. Ele é um oficial do governo encarregado dos trâmites de entrada e saída de pessoas no país. Um homem que viveu a maior parte da sua vida em uma terra em guerra e que se vê em uma situação limite onde diante de uma desconhecida deve descobrir se ela é uma ameaça à pátria que deve ser eliminada ou apenas uma estrangeira que se perdeu em seu país”.
A abordagem delicada segue na última apresentação de “Passport” no próximo dia 24 deste mês. Para quem está em solo carioca, vale muito a pena conferir! Camila Curty, Pablo Cortez e Victor Almeida sobem ao palco do Teatro Firjan Sesi Jacarepaguá, às 20h.
Mais trabalhos do ator:
Pablo Cortez integra também o elenco do filme “Medusa”, de Anita Rocha da Silveira, que estreou no Festival de Cannes e foi vencedor na categoria de “Melhor Filme” no Festival do Rio. O longa-metragem está agora disponível na plataforma do Globoplay para o público.
Já no próximo mês, Pablo embarca para São Paulo para rodar uma série da mesma plataforma e está no elenco do filme “Conte-nos Sobre Isso Ou Se Preferir Não”, de Lucas Vasconcelos – já em fase de pós-produção.
SERVIÇO – PASSPORT:
DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60 minutos
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos
DIA: 24 de junho de 2023
HORÁRIO: 20h
LOCAL: Teatro Firjan SESI Jacarepaguá
ENDEREÇO: Av. Geremário Dantas, 940 – Freguesia de Jacarepaguá, Rio de Janeiro – RJ, 22743- 010
INGRESSOS: R$ 30,00 INTEIRA e R$ 15,00 MEIA
FICHA TÉCNICA
AUTOR: Gustavo Ott
DIREÇÃO: Camila Curty
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: Pablo Cortez
ELENCO: Camila Curty / Pablo Cortez / Victor Almeida
FIGURINOS: Marcos Covask
ILUMINAÇÃO: Bruno Henrique Caverninha
CENÁRIO: Camila Curty / Marcos Covask
CENOTECNIA: Jonathan Silva
TRILHA SONORA: Rafael Fonseca (Rafeau) PROGRAMAÇÃO VISUAL: Leandro Fazolla ASSESSORIA DE IMPRENSA: DD Assessoria VÍDEO: Guapoz Produções Artísticas
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Marcos Covask ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Luiz Felipe Machado REALIZAÇÃO: Laboratório de Atores