Psicóloga afirma que há alguns comportamentos específicos
É comum que a sociedade pense que o narcisista é somente uma pessoa que goste de escutar elogios para se sentir valorizado pelas pessoas que ele se importa, como seus familiares, seus amigos e seus parceiros. Mas especialistas afirmam que esse transtorno de personalidade traz diversos problemas em relacionamentos, principalmente os amorosos.
“O transtorno de personalidade narcisista é caracterizado por um padrão persistente, nesse padrão há alguns comportamentos específicos, como o complexo de superioridade, priorizando seus sentimentos e suas visões sobre determinados assuntos ou ações, o que desenvolve a falta de empatia e a constante necessidade de admiração vinda das pessoas em seus círculo social”, explica a psicóloga Ivana Cabral, especialista em relacionamento.
Num namoro ou casamento, a profissional explica que o narcisista também costuma seguir um padrão. “A pessoa que possui esse transtorno, seja homem ou mulher, te humilha e depois te culpa por tudo para que não precise assumir o erro, e principalmente, para que tenha o controle da relação. Isso acontece porque o narcisista acha que o relacionamento é um tipo de jogo que ele ou ela precisa ter controle e precisa ganhar, é como se tivesse uma criança dentro dele que não ainda não sabe controlar os sentimentos de perda e que não sabe como lidar com suas frustrações”, Ivana afirma.
Por enquanto que o narcisista permanece com o seu complexo de superioridade, você, o parceiro da relação que não possui esse transtorno de personalidade, costuma a ficar com a sensação de perdido e de angústia, já que pode não conseguir compreender porque a culpa caiu em seu colo.
“Você acaba se sentindo a sensação de ser uma criança rejeitada, por isso irá aceitar as desculpas que esse narcisista algum tempo depois dará para você. E assim, essa relação abusiva, fica num ciclo sem fim, onde uma hora o narcisista irá te frustar com esse comportamento e depois vai te dar carinho para compensar esse comportamento”, finaliza a psicóloga.