A demanda no mercado está aumentando. A atenção da clientela se desperta pelo diferencial e pela qualidade da relação que a empresa mantém para com seus clientes. Até tal ponto nada é novidade para quem está liderando ou gerenciando uma empresa, independente do porte da mesma. É aí que tem entrado um quesito que engloba ambos os casos de uma só vez: o mercado olfativo.
Por diversas vezes sentimos um aroma que nos remete a alguma saudosa fase, trazendo aconchego, tranquilidade, alegria e até mais confiança. Exatamente nesta lacuna, necessária em toda relação mercadológica que busca perdurar, entra o trabalho da empresária Danni Barreto, responsável pela D’Sensoriall, uma empresa que trabalha com pesquisa e criação de aromas vinculados à identidade da marca que a contrata, fornecendo desde consultoria até a fabricação de renovadores de ambientes que, ao serem sentidos pelos clientes automaticamente a marca é lembrada.
Perfumista pós-graduada, Danni esclareceu algumas curiosidades de nossa equipe e causou espanto ao ser questionada sobre aromas que podemos considerar, à primeira vista, inusitados.
-Vejamos! Há aromas que são exclusivos da marca que nos contrata, que buscamos criar a fórmula partindo de composição química que atinja o que o contratante precisa para envolver sua marca em algo que seja realmente marcante. Sempre as pessoas sempre me perguntam sobre cheiros diferentes. Há precisamos criar aroma ambiente de churrasco com barbecue para uma churrascaria. Aroma de pizza para o ambiente das mesas de uma pizzaria. É impressionante o resultando do quanto as empresas alcançam de envolvimento de clientes quando passam a utilizar aromas que sejam objetivos para com seus produtos – detalha.
A surpresa não para por aí. Há redes de padarias utilizam aromas de panetone, como ela explica. Salientando que a criação dos produtos não é direcionada apenas ao setor de gastronomia. “Nós criamos aromas para profissionais famosos, para hotéis, para salas de reuniões, para cinemas, lojas de cama, mesa e banho, para cursos de pré-vestibular, até agências de automóveis e muitos outros. Estudamos qual o público alvo, a relação do produto e a identidade da marca, criando uma possibilidade que favoreça o nosso contratante a marcar o território dele na lembrança através do olfato. O cliente sente o aroma que foi criado e a memória ativa automaticamente, fazendo-o lembrar do nosso contratante”, explica Danni Barreto.
-As empresas que se importam com experiência de consumo nos contratam para que criemos aromas exclusivos para suas marcas. Exclusivos mesmos. Onde os clientes sentem o cheiro e mencionam que é o cheiro do lugar ou da empresa tal. É satisfatório ver como funciona automaticamente – comenta, lembrando que um grupo de hipermercados reduziu os custos ao receber consultoria da D’Sensoriall para criação de aroma para produto de alta performance em limpeza a seco dos banheiros da rede. “Não é apenas uma questão olfativa para as relações. Por diversas vezes criamos aromas que tenham a identidade da empresa contratante no objetivo de diminuir consideravelmente seus custos com materiais de higiene e limpeza. E melhor, de forma ambientalmente correta, sem prejuízos e degradações”, finaliza a perfumista Danni Barreto.