O publicitário paraense lançou KIKIKI, um programa na web que contará com grandes nomes da música, televisão e empreendedorismo paraense.
História e Lançamento
Aos 35 anos, Édipo Santiago celebra 15 anos de carreira com o lançamento de um projeto que narra parte da história da propaganda e comunicação através de sua trajetória. O primeiro marco dessa comemoração foi uma live que antecedeu o KIKIKI, um programa de entretenimento com figuras da música paraense, televisão e empreendedorismo. Na primeira temporada, cada episódio aborda um pecado capital.
Comemoração e Ações Inovadoras
Este lançamento é parte de um ano comemorativo de sua trajetória profissional, que inclui 15 ações focadas em inovação e resolução de problemas mercadológicos por meio de narrativas. Serão lançados minidocs, um livro e outros produtos de comunicação.
O KIKIKI
O KIKIKI, nome que faz referência a uma gíria paraense do universo gay que significa fofoca, estreia sua primeira temporada com sete episódios, cada um sobre um pecado capital. Santiago recebe sete convidados, incluindo um co-apresentador amigo, e uma personalidade do cenário artístico e de inovação local. Entre os convidados estão Valéria Paiva, Keila Gentil, Diogo Oliveira, Tainá Aires e Vitória Leona, que dividiu a direção criativa da campanha de lançamento. O programa explora os pecados capitais conectando essas temáticas à cultura nortista e aos locais icônicos de Belém.
Lançamento e Parcerias
O lançamento aconteceu na última quarta-feira, no Beiju Xica, restaurante patrocinador localizado na charmosa Brás de Aguiar, que se destaca pela gastronomia sustentável e ingredientes orgânicos. O projeto conta com o apoio de diversos parceiros locais, como o Curso do Vinho, James Brownie, RG Print e a loja Hypchic.
Com o KIKIKI, Édipo Santiago celebra seu percurso na comunicação e reforça seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento do mercado local, utilizando formatos criativos, narrativas envolventes e apoiando criadores independentes.
Aspectos Inovadores do kikiki
Santiago utiliza um co-apresentador para compensar sua inexperiência em frente às câmeras, destacando seu vasto histórico por trás delas. Ele já participou da produção de vários trabalhos premiados, incluindo o programa “Sons do Pará Divas”, vencedor do Prêmio Globo de Programação.
Cronograma de Lançamento dos Episódio
1. 04/08 – Tainá Aires e Vitória Leona
2. 11/08 – Valéria Paiva e Natália Souza
3. 18/08 – Keila Gentil e Natália Souza
4. 25/08 – Renata Sade
5. 01/09 – Diogo Oliveira e Claudia Damiana
6. 08/09 – Iury e Diogo Oliveira
7. 16/09 – Dileuza Vasconcelos e Diogo Oliveira
Sobre Édipo Santiago
Natural de Capanema, filho de um taxista e uma comerciante, Santiago sempre valorizou a educação, incentivado pela mãe a ler revistas desde cedo. Morou em São Paulo por um ano, e suas principais referências profissionais incluem Beatriz Imbiriba, Moema Nogueira e Saulo Figueiras.
Algumas Realizações de Édipo Santiago
– Prêmio Globo de Programação (2021) – Maior audiência do Brasil como analista de audiência da TV Liberal.
– Prêmio Globo de Programação (2022) – Pesquisa documental das entrevistas principais do programa Sons do Pará.
– Diretor de quatro videoclipes de final de ano da TV Liberal.
– Criador do primeiro jogo de realidade alternativa da Amazônia – Case Hypchic em 2010.
– Planejou ações de comunicação para empresas como Vale, Oi, Alunorte, Sony, HP, Banpará, entre outras.
– Publicação de artigos em eventos como Intercom Recife, Caxias do Sul e Roraima.
Sobre sua Formação
Édipo Santiago tem um mestrado em comunicação, cultura e Amazônia pela UFPA, com publicações nacionais em congressos de comunicação. Realizou o Bootcamp de Planejamento na Miami Ad School / ESPM e cursou Jornalismo e Publicidade na UFPA e FAP, respectivamente.
Fotos:Larissa Tork e Luiz Barreto