No próximo dia 30 de agosto, às 20h, o Teatro Gacemss, em Volta Redonda, receberá a emocionante pré-estreia de “E N T R E”, um solo teatral inédito que promete tocar fundo na alma do público. O espetáculo é performado pelo talentoso ator Paulo Ferreira e conta com a concepção cênica, dramaturgia e direção de Eveline Costa, além do texto de João Bosco de Camargo Millen.
Com uma duração de 50 minutos, “E N T R E” é um convite à reflexão e à emoção. Após a apresentação, haverá uma conversa com o público, com a presença do ator, autor e diretora, além da psiquiatra e neurocientista Natália Mota. Essa será uma oportunidade única para abordar a temática do espetáculo, o processo de criação e outros assuntos que permeiam esse universo.
Sinopse
“E N T R E” é uma obra que apresenta Paulo Ferreira em diversos papéis: escritor, poeta, pastor, monge, torcedor, feirante e até rockstar. Em uma fantástica diversidade de personagens, o ator brinca com as histórias que atravessam o mundo da arte, do afeto, do fanatismo e do futebol. Através de uma narrativa cômica e dolorosa, Ferreira explora questões profundas relacionadas à sua sexualidade e profissão, envolvendo o público em seu delírio e provocando reflexões sobre as complexas relações humanas.
Os personagens representam suas dores e alegrias na busca por pertencimento e compreensão. O espetáculo se aprofunda na alienação contemporânea, criando um jogo cênico sensível e tenso que envolve a plateia em cada momento.
Temas Abordados
A peça não apenas entretém; ela também provoca discussões sobre a descoberta da identidade sexual. Desde a infância cercada por referências femininas até a adolescência marcada por condutas desorganizadas, o espetáculo aborda sentimentos intensos como ira e revolta. O desejo incessante de autonomia é explorado através de situações cotidianas que ressoam com todos nós.
A construção subjetiva dos personagens traz uma poesia única à cena, permitindo ao público ressignificar suas próprias experiências. A atuação de Paulo Ferreira em diferentes personas toca profundamente a “criança interna” de quem assiste, criando uma atmosfera cênica impactante e rica em surpresas narrativas.
Ficha Técnica
– Ator: Paulo Ferreira
– Texto: João Bosco Camargo Millen
– Concepção Cênica, Dramaturgia e Direção: Eveline Costa
– Produção e Realização: Sequência Filmes e Cênicas
Ingressos
Os convites estão disponíveis por R$50 (inteira) e R$25 (meia entrada), podendo ser adquiridos através do link: https://www.sympla.com.br/evento/entre/2593852).
Não perca essa oportunidade única de vivenciar uma experiência teatral que transcende os limites entre personagem e plateia! Venha se emocionar com “E N T R E”!
Sobre a equipe
– EVELINE COSTA (CONCEPÇÃO CÊNICA, DRAMATURGIA E DIREÇÃO)
Formada em jornalismo, dramaturga, produtora cultural, roteirista, diretora teatral e cinematográfica, com vasta experiência na área cultural. Em 2001 fundou a Sequência filmes, hoje Sequência filmes e cênicas, onde produziu e dirigiu espetáculos de teatro e filmes, através de Patrocínios da esfera pública e privada, e recebeu importantes Prêmios como o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, entre outros. Convidada por importantes companhias de teatro nacionais e internacionais para atuar em seus projetos como criadora audiovisual.
Diretora do longa-metragem “Cada Vez Mais Longe”. Filme selecionado pelos curadores da Semana da Crítica de Cannes e do Festival Internacional de Toronto no Encontros com o Cinema Brasileiro/ANCINE e em festivais, como 18ª Mostra de Tiradentes (2015). Canal Brasil, Net Now, Prime Box, Amazon Prime, Films & Arts, Sundance Channel… VOD Ethiopian Airlines.
O roteiro do longa de ficção, O FUNERAL DE PEDRO, selecionado no Laboratório Internacional de Roteiro, LAB GUIÓN, Colômbia, 2018.
Diretora do curta DIA SIM, DIA NÃO. Prêmio melhor documentário, Rio Criativo/FIRJAN 2008, RJ e Prêmio Curadoria e Prêmio de Júri Popular no ENTRETODOS, 2º Festival de Cinema de Direitos Humanos em SP, 2008. Selecionado em 28 festivais. Indicado p/ o Grande Prêmio VIVO do Cinema Brasileiro 2010.
Direção geral e Curadoria do MULTICIDADE Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas. Patrocínio Ministério da Cultura/Dove, Prefeitura do Rio de Janeiro (2015) e Patrocínio Ministério da Cultura/Eudora (2018).
Diretora de VIOLÊNCIA, ARTE e REALIDADE, Performance com Nevena Mitic. Estreia no Teatro Casa de Cultura Laura Alvim, Rio de Janeiro, 2018. Estreia Internacional no Art and Human Rigths Theater Festival, Ustanovak Kulture (Centro Cultural Parobrod), em 2020, Belgrado (Sérvia). Apresentado na 8ª edição do ART FEMINE em Niš, Sérvia, 2021.
Ainda em 2020, foi convidada pelo DAH TEATHER para dirigir o Projeto audiovisual REBUILDING THEATER TOWARDS TO A NEW FUTURE, financiado pelo Instituo Goethe, Belgrado (Sérvia).
Em 2019 foi convidada pelo THEATRE OM, para a concepção e direção da performance CARTA PARA ÁGUA, junto da diretora sérvia, Jadranka Andjelic, com a performer Hisako Miura (Japão). Estreia no Parque do Vestjyllands Kunstpavillon em Videbæk no Arne Haugen Sørensen Museum, um dos museus mais importantes da Dinamarca, atualmente. A performance fez parte da programação do Festival UR-NAT.
Texto e Direção do espetáculo ESTRANHO, com o ator Mateus Tiburi, e colaboração de direção de Jadranka Andjelic. Eveline Costa fez também a dramaturgia, cenário, figurinos e audiovisual para o espetáculo. Estreia no Teatro Laura Alvim, Rio de Janeiro em 2019. Estreia Internacional em 2021, performance foi convidada para o Nis Ville Jazz Festival (‘top ten’ no mundo), em NIS, Sérvia, 2021.
YOUTUBE > http://@sequenciafilmes2001
www.sequenciafilmesecenicas.com
www.multicidade.com
– PAULO FERREIRA (ATOR)
Iniciou o curso de teatro em 2005 pelo Sesc em Recife-PE. Fez licenciatura em História pela Universidade Estácio de Sá. Após seu primeiro teste na Globo, em 2007, estreou nas telas com o protagonista Príncipe Sinésio, na minissérie A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna, com direção de Luiz Fernando Carvalho. Nos últimos anos participou peças teatrais como Tiradentes, um novo julgamento, com direção de Silvia Monte, interpretando Tiradentes – 2023. Em 2014/2015 com o musical infantil, Reino da Gataria com direção de Marcos dos Anjos, lhe rendeu uma crítica na revista Veja, como IMPAGÁVEL com o personagem Mordomo Egdard. Em 2007, na Paixão de Cristo em Nova Jerusalém – PE, peça adaptada de Plínio Pacheco com direção de Carlos Reis, atuou no maior esperando ao ar livre do mundo com os personagens; Jesus Cristo, Mateus, Homem da Corte e Servo de Arimatéia.
– JOÃO BOSCO CAMARGO MILLEN (AUTOR DO TEXTO ENTRE E A BAUNILHA E O FUTEBOL)
Psicólogo e psicanalista. Doutor e pós doutor em filosofia na área de estética, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro do Instituto de Estudos Avançados em Estética da Cultura, afiliado à Université Paris 8. Autor dos livros: Imagem loucura e pensamento ed. Appris 2022, Entre a Sombra e o Assombrado, ed Appris 2023, Entes inanimados. (Projeto de curadoria do Artista , incentivo da lei Aldir Blanc).2023. Participação no livro, CORPO SOCIAL, CORPO POLÍTICO E IMAGEM com o capítulo Transexualidade e experiência estética: Memórias e significados. Sônia Campaner Miguel Ferrari (org.) Editora Educ- PUC/SP 2024.