Palestra com Anna Libório, na CDL-VR, atraiu mais de 150 pessoas, com foco no Natal

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) realizou ontem, 17/10, a palestra com a Anna Libório, especialista em Varejo, Visual Merchandising, Treinamentos Humanizados para Equipes e Líderes, com cursos internacionais e mais de 30 anos de experiência nesse mercado. Cerca de 150 pessoas, entre associados, diretores da entidade, influencer e imprensa, participaram do evento, já em clima natalino, que teve como objetivo capacitar as empresas para as vendas de final de ano.

O diretor financeiro da CDL-VR, Paulo Biajoni, fez a abertura do encontro empresarial e destacou a importância do comércio de Volta Redonda para a região. “O nosso varejo, seja de serviços ou produtos, é o maior do Sul Fluminense, é referência em atendimento, e, estamos trabalhando para o Natal deste ano, em parceria com a TV Rio Sul e o Sicoob, para que seja o mais bonito e o maior, valorizando os lojistas e também os consumidores. Essa palestra vem somar a toda essa preparação para a melhor época do ano”, disse. O comércio de Volta Redonda conta hoje com mais de 11 mil estabelecimentos comerciais e gera cerca de 45 mil empregos diretos, sendo o maior empregador da cidade.

Na sua palestra, Anna Libório deu destaque a importância do ambiente da loja, como forma de aproximar o cliente de um espaço cada vez mais instagramável, com atendimento voltado para o acolhimento, com vendedores treinados e também que pensam a sustentabilidade em seus negócios. Ela deu exemplos de como empresas que investem em criatividade e sabem transformar o seu ponto de venda em algo mais atrativo estão conseguindo se sobressair no mercado.

 “O consumidor já está cansado de palavras como liquidação e promoção. Hoje, ele quer saber o que está em destaque, o que desperta a atenção dele. Realizar a entrega de um produto, não é venda. Vender é ir além do que o consumidor foi comprar, ele precisar sair da loja com pelo menos três produtos. Isso, sim, é vender. Além disso, 88% das pessoas querem saber o que a sua empresa está fazendo para melhorar o mundo”, disse.

A palestrante citou seis pontos fundamentais que o varejo físico precisa ser ou ter para se destacar: Experiência, Hiperfisico, Sensorial, Dopamina, Envolvimento e Direcionamento a Pessoas. “O digital hoje é o primeiro lugar onde o consumidor busca informação, mas, o físico ainda ele quer estar. As lojas físicas florescerão através da relação humana”, citou. Segundo ela, 90% das informações que recebemos são percebidas pelos olhos. “Isso inclui, ergonomia, que tem a ver com espaço, economia e menos poluição visual e saber destacar os produtos. Respeitando esses fatores, você cria um ambiente de desejo que convida o cliente a entrar, ficar e comprar”, acrescento

Concurso: Sua Vitrine, Nosso Natal

A palestra também foi mais uma ação para incentivar os associados a participarem do concurso “Sua Vitrine, Nosso Natal”, que tem o objetivo premiar os três primeiros colocados em duas categorias: Vitrine e Espaço Instagramável. Na categoria “Vitrine”, o 1º Lugar vai receber R$ 10.000,00; o 2º Lugar, R$ 6.000,00; e o 3º Lugar, R$ 4.000,00. Na categoria “Instagramável”, serão R$ 6.000,00; R$ 4.000,00 e R$ 2.000,00.  A campanha deste ano visa incentivar a criatividade dos participantes, com a missão de estimular também a inovação, um dos desafios propostos pela CDL-VR. O concurso tem apoio da TV Rio Sul e patrocínio do Sicoob.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário Google Forms, até 20/11/2024, e todos os estabelecimentos inscritos precisam ter no espaço decorado o selo “Sou CDL-VR”. Para se inscrever o estabelecimento não precisa estar decorado. O prazo para estar com a vitrine pronta é 30/11.

Entre os dias 02 e 08 de dezembro, serão realizadas as fotos para avaliação dos jurados. A escolha dos finalistas será entre os dias 09 e 13/12, com divulgação dia 14/12. A votação popular para escolher os três primeiros colocados em cada categoria vai ser pelo aplicativo CDL no APP e será aberta no dia 15, sendo finalizada no dia 24/12. Os ganhadores vão ser divulgados no dia 26 de dezembro. Para saber mais sobre a campanha, é só baixar o aplicativo “CDL-VR no APP”, onde também está todo o regulamento do concurso.