Prevenções e soluções para os problemas financeiros mais enfrentados por imigrantes nos Estados Unidos
Morar nos Estados Unidos se tornou o sonho de diversos brasileiros em busca de novas oportunidades. No entanto, essa jornada pode ser cheia de desafios, não somente culturais mas também financeiros, o que complicam a adaptação e a estabilidade na “terra da oportunidade”.
Histórico de crédito
Um dos maiores obstáculos enfrentados pelos imigrantes é a falta de histórico de crédito. Nos EUA, ter uma boa pontuação de crédito é essencial para que você consiga alugar um imóvel ou comprar um carro. Para quem chega sem esse histórico, a situação pode ser complicada. Sem o histórico de crédito, fica difícil conseguir financiamentos, as taxas de juros tendem a ser muito mais altas e além disso, muitos proprietários hesitam em alugar para quem não tem um bom histórico financeiro.
Uma solução prática para esse problema é buscar empresas que efetuam empréstimos e financiamentos para imigrantes e ficar de olho aberto para os juros. Fundador da fintech brasileira especializada em financiamentos automotivos para imigrantes nos Estados Unidos, Guilherme Cardoso: “A falta do histórico de crédito aqui nos Estados Unidos é geralmente o maior obstáculo para os imigrantes que desejam ter um carro. Nossa missão na Kingdom Auto Finance é auxiliar o imigrante a ter esse financiamento e conquistar seu carro”.
Leis e Regulamentos
Outro grande obstáculo é a complexidade das leis e regulamentos. O processo para alugar ou comprar uma casa envolve muita documentação e conhecimento sobre as normas locais. Gustavo Cardoso, co-fundador da Kingdom Auto Finance, recomenda que os imigrantes busquem a ajuda de profissionais qualificados: “É sempre bom contar com advogados ou consultores imobiliários que conheçam bem o mercado. Eles podem ajudar a garantir que você não cometa erros na documentação e siga todas as regras.”
Busca por emprego
A dificuldade em encontrar emprego também é uma realidade para muitos imigrantes. Muitas vezes, as qualificações não são reconhecidas nos Estados Unidos, o que torna a busca por trabalho ainda mais desafiadora. Guilherme comenta: “Investir em cursos de capacitação e certificação pode fazer toda a diferença. Aprender inglês e conseguir certificações reconhecidas pode abrir muitas portas no mercado de trabalho.” Indicou também a participação em grupos comunitários e associações de imigrantes como uma boa forma de encontrar oportunidades e fazer contatos.
Custo de vida
E não podemos esquecer do custo elevado de vida em muitas cidades americanas. Despesas com aluguel, alimentação e transporte podem se acumular rapidamente, dificultando a manutenção de um orçamento equilibrado. Para lidar com isso, Gustavo sugere: “Fazer um planejamento financeiro detalhado é essencial. Criar um orçamento mensal que leve em conta todas as suas despesas pode ajudar bastante. E vale a pena procurar áreas com custo de vida mais acessível ou até considerar dividir a moradia com alguém para aliviar a pressão financeira.”
Essas são algumas das dificuldades enfrentadas pelos brasileiros ao se mudarem para os Estados Unidos. Estar ciente desses obstáculos e buscar informações que ajudem na própria adaptação financeira pode ser o primeiro passo para garantir um bom começo na terra da oportunidade.