Dois eventos encerram a agenda 2024 de cenas da RH Soluções Artísticas, que entrará em pequeno recesso para retornar às atividades em poucas semanas. Na sexta-feira, 13, o elenco do Grupo Cênico Estudarte estará no palco do Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda (no sul fluminense), a partir das 19 horas, para apresentar a primeira fase do XII Festival de Teatro do Estudarte.
Com entrada gratuita, a fase funcionará como ensaio aberto ao público, apresentando cinco dos oito espetáculos que farão parte da segunda fase, programada para fevereiro. Dez dos trinta atores estarão em cena.
Abrindo a noite, a estreia de “Corpos e sombras” em Volta Redonda. O espetáculo, que estreou no Rio de Janeiro há dez anos, agora tem em seu elenco Marcelle Costa e Rafael Lamon, interpretando um casal que busca se ajustar de forma cômica e neurótica. Em seguida, agora com um drama psicótico, entra em cena “Ecos Comportamentais”, que já fez parte de dois festivais do currículo da trupe, trazendo desta vez Juliana Mont e Lyan Martins em um dos roteiros tensos que a trupe carrega. O alívio cômico retorna em seguida, com Bianca Amelio e Sarah Barros no já famoso “Papo de Muié”, que também teve sua estreia no Rio de janeiro há uma década e desde 2022 faz parte da trajetória do grupo. O quarto a entrar em cena, também comédia, “Árvore genealógica”, inspirado no texto homônimo de Luiz Fernando Veríssimo, que estreou na estrada do Estudarte em 2007, agora trazendo Marlon Pacheco e Thais Faria interpretando filho e mãe em hilária discussão. Para encerrar a noite, Joice Sayumi, Juliana Mont e Lidia Judice ensaiam “Hum, sei!” para o público. O texto, do gênero comédia do absurdo, também estreou há uma década no Rio de Janeiro e agora foi absorvido pelo Estudarte. -A RH Soluções Artísticas produziu cinco festivais estudantis de teatro no Rio de Janeiro e, parte dos textos do Estudarte foi utilizado nesses festivais. Agora estamos fazendo o trajeto oposto, trazendo os textos de lá para serem apresentados pelo Estudarte. São roteiros recheados de contextos e que envolvem as emoções da plateia – adianta Rodrigo Hallvys, diretor geral do evento.

DOBRADINHA
Dois dias depois, no domingo (15), o Estudarte entra em cena para apresentar o penúltimo episódio da oitava temporada do Pequenas Leituras, às 16 horas, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda, também com entrada gratuita.
No elenco, também foram escalados Joice Sayumi, Lidia Judice, Marlon Pacheco e Thais Faria, esta última capitaneando o elenco. Os quatro darão vozes a diversas personagens nas leituras dramatizadas que foram indicadas a prêmio e vem fazendo sucesso contínuo desde sua estreia, em setembro de 2019.
-Sempre que podemos, misturamos integrantes de diversas turmas ou, pelo menos, colocamos um integrante experiente para liderar os novatos em episódio. Neste caso são todos da mesma turma e já adiantamos que teremos cenas inéditas no novo episódio também – declara Rodrigo, que aproveitará o recesso para descansar, assegurando que em janeiro a trupe já estará de volta à cena.
-O último episódio dessa temporada do Pequenas Leituras será em janeiro. No mês seguinte teremos a segunda fase do festival. Em março entraremos em estúdio para a produção de nossa primeira série animada, “As Aventuras de Carpulicam”, que foi esboçada no início deste ano, mas por luto deixamos para o ano que vem. E isso é apenas parte do que já temos na agenda da produtora – avisa Hallvys, que também está produzindo a reapresentação do sucesso “Show D’Elas”, um outro show com As Sublimes e viajando com o espetáculo “A Última Carta”, que se tornará livro também em 2025.