O próximo sábado, 22 de fevereiro, será marcado pela segunda fase do XII Festival de Teatro do Estudarte, às 19 horas, no Teatro Gacemss 2, em Volta Redonda. Os ingressos, gratuitos, foram disponibilizados no site Sympla e esgotaram horas após o anúncio, antes mesmo do evento ser divulgado com detalhes na imprensa.
Com dezessete atores em cena, o evento trará sete espetáculos de curta e média duração, misturando comédia e drama, além de ineditismo mesclado a alguns roteiros já conhecidos da plateia.
Às vésperas de completar vinte e dois anos de fundação, o Grupo Cênico Estudarte comemora o sucesso de seus trabalhos, incluindo o projeto cênico Pequenas Leituras, que encerrou sua oitava temporada em janeiro deste ano.
-Nos últimos anos os ingressos vêm se esgotando com rapidez e o fato de termos disponibilizado todos para saque virtual, trouxe uma facilidade ainda maior para o público que nos acompanha. Ficamos espantados, mas felizes – comenta Rodrigo Hallvys, diretor geral do evento, que é produzido sob chancela da RH Soluções Artísticas, empresa detentora da marca registrada que leva o nome do grupo de teatro.
AGILIDADE
Conhecida por produzir uma grande gama de eventos quase que simultaneamente, a empresa decidiu por ingressos virtuais para trazer agilidade e menos preocupação à produção do festival.
-Todo ano temos o desafio de alinhar a agenda dos integrantes com os custeios de um evento. Em meio a isso está o foco em manter a qualidade técnica dos atores, sendo novatos ou veteranos. Sempre recebemos comentários do quão desafiadores são nossos textos, seja pela profundidade de cada tema ou pela composição da escrita, que faz com que todo ator trabalhe sua articulação, sua velocidade de consciência cênica e a construção do que cada personagem propõe nas cenas. Então há, sim, diversas estruturas para deixarmos o festival no grau que o público já espera – argumenta o diretor.
NOVIDADES
A campanha, que neste ano tem a cor marrom, abraça a ideia de sabor, como a degustação de chocolate, que é um produto sempre trazendo novidades. Por isso, o festival traz, nesta segunda fase, três textos que ainda não haviam participado de outras edições do festival o Estudarte. E dentre os sete roteiros, três também tiveram sua estreia em festivais que a RH Soluções Artísticas produziu no Rio de Janeiro há alguns anos.
O evento começará com o drama “Entre o amor e o medo”, já sucesso em eventos passados e no festival de 2019. Em seguida “Pelas luzes das lamparinas” traz a dramaticidade de duas pessoas em situação de rua, com texto que estreou como participação no III Festival de Esquetes Integrados do Coletivo Mudarte, em 2024. O drama ainda continua em cena com o retorno do espetáculo “Ecos comportamentais”, que foi destaque no festival de 2009 do Estudarte.
A comédia toma conta do espaço com a divertida “Papo de Muié”, onde duas amigas caipiras entram em desespero por não conseguirem um namorado. Em seguida o cômico e desafiador “Corpos e sombras” estampa as neuroses de um casal que tenta se ajustar, fazendo a plateia rir. O penúltimo texto a ocupar o palco é da já famosa adaptação de “Árvore genealógica”, com mãe e filho tentando lidar com um diálogo cheio de surpresas. E para encerrar a noite, a comédia do absurdo “Hum, sei!” traz o agito das gargalhadas com três personagens que perdem a noção enquanto ajustam símbolo e significado de forma diferente ao habitual.
No elenco estão os atores Bianca Amélio, Demétrio Santos, Diego Alvez, Eduardo Idalino, Joice Sayumi, Juliana Mont, Leon Martins, Lidia Judice, Lyan Martins, Marcelle Costa, Marlon Pacheco, Nilton Renna, Rafael Lamon, Sarah Barros, Sarah Ferreira, Thais Faria e Vinny Jensen.
Demétrio Santos e Nilton Renna também assinam a assistência de direção.