De acordo com Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, a constante busca por conhecimento e o entendimento do público que deve ser atingido são apenas alguns dos pontos a serem considerados por empresários iniciantes
Iniciar uma jornada empreendedora é um grande desafio, repleto de oportunidades e crescimento. Nesse caminho, empreendedores encontram-se diante de um mundo de possibilidades, no qual podem transformar suas ideias em negócios bem-sucedidos.
Embora enfrentem obstáculos como as incertezas do mercado e as vantagens já estabelecidas pela concorrência, essas dificuldades muitas vezes servem como impulso para aprimorar habilidades, explorar novas soluções e reinventar-se constantemente.
De acordo com Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, alguns passos são fundamentais para começar a empreender e obter melhores resultados na jornada empresarial. “Primeiramente, é importante encontrar o negócio certo para cada um de nós. Muitas pessoas têm uma paixão por algo que fazem muito bem e, quanto mais aliado e apaixonado com o negócio que idealizamos, melhores serão os resultados. Mas é preciso ter uma paixão consciente, que ofereça um sustento, pague as contas e possibilite que seus gastos cotidianos sejam realizados”, pontua.
A constante busca por conhecimento é outro ponto que Jhonny destaca na procura pelo sucesso de um empreendimento. “É importante estudar e entender como clientes e o próprio mercado devem ser tratados. No entanto, cuidado com a ‘obesidade’ mental. Se estudamos muito e não conseguimos aplicar aquilo o que aprendemos, temos uma dificuldade maior para empreender e gerar resultados. O investimento em novos ensinamentos nunca é perdido, mas fazendo essa boa divisão entre trabalho e estudos, a prosperidade será alcançada com mais facilidade”, declara.
Para o especialista, contar com um plano de negócios e estabelecer bem os objetivos deve ser, também, uma das prioridades. “É importante entender exatamente o que será feito, qual será a jornada da empresa, em que mercado essa companhia irá atuar e quais clientes devem ser atingidos. Tudo isso deve estar muito bem definido para dar clareza ao empreendimento. O plano de negócios deve funcionar como uma bússola, guiando a companhia para o caminho certo a ser trilhado”, relata.
Encontrar o público alvo e vender sua ideia com clareza são passos fundamentais para estabelecer-se no mercado. “Os empresários devem saber quem é sua audiência e qual a sua dor para oferecer seus produtos ou serviços. É importante se colocar no lugar do cliente para entender exatamente o que eles precisam e, para isso, deve-se direcionar o foco em uma comunicação clara para alcançar os objetivos desejados. Além disso, deve-se ter em mente que os produtos mais vendidos são aqueles oferecidos para as pessoas certas. Portanto, é preciso saber exatamente como atingir o público que buscamos com técnicas de vendas capazes de mostrar confiança naquilo que oferecemos”, revela.
Jhonny Martins acredita que estabelecer uma boa rede de networking é fundamental para ter melhores oportunidades em mercados cada vez mais competitivos. “Devemos nos conectar e aprender com outras pessoas, enquanto também oferecemos conhecimentos e vivências, agregando algo para esses outros empreendedores. Com essa rede de relacionamentos, é possível construir mais facilidades, serviços, produtos ou até mesmo estratégias diferentes por termos ouvido situações que ainda não passamos. O caminho do sucesso deixa pistas e, para encurtar esse caminho, é importante estar perto daqueles que já conquistaram aquilo que gostaríamos de alcançar”, pontua.
Por fim, apostar em estratégias de marketing deve ser, também, uma das prioridades de qualquer novo empreendimento. “É importante ser visto para ser lembrado e as estratégias de marketing são fundamentais para se posicionar no mercado. Estar presente nas redes sociais e apresentar novidades para os clientes é de suma importância para ganhar autoridade dentro de uma área de atuação específica e figurar entre as principais marcas de confiança dos consumidores. Com resiliência e determinação, é possível perceber que cada desafio superado fortalece a jornada rumo ao sucesso empresarial”, finaliza.
Sobre Jhonny Martins
Jhonny Martins é contador e advogado pela PUC-SP com especialização em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP e MBA em Gestão Tributária pela USP. É vice-presidente do Serac, um hub de soluções corporativas.
Sobre o SERAC
O SERAC é um hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia. Com quase 300 colaboradores atendemos mais de 3.000 clientes recorrentes presentes em 20 estados brasileiros, independentemente do porte ou opção tributária.
Entre seus clientes estão grandes marcas como XP Investimentos, Bradesco, Loggi, Farmais, G4 Educação, Óticas Diniz, Mundial Calçados e, também, empresários e personalidades da mídia, como Boca Rosa, Thiago Nigro, Flávio Augusto, Joel Jota, contando com equipe especializada no mercado digital. Instagram: @sou_serac.