Roberta Gomes deixou as vendas por telefone para tratar um câncer no estômago e viu sua vida mudar totalmente. Mas ao contrário do que se possa imaginar, ela deu a volta por cima. Após se afastar do trabalho para tratar a doença e fazer sessões de quimioterapia, Roberta resolveu montar seu próprio negócio. Hoje, à frente da Maxviril Suplementos, fatura cerca de R$ 18 milhões ao ano com a venda de estimulantes sexuais e produtos voltados para a saúde e beleza.
“Eu sempre sonhei empreender. Escolhi trabalhar na área de saúde, estética e beleza porque além de ser uma área que está em constante crescimento, é uma opção real de transformar vidas, em todos os sentidos”, afirma Roberta, sobre a escolha do segmento que optou por investir as economias que tinha com seu agora ex-marido, um montante de R$ 19 mil.
Entretanto, até colher frutos do sucesso do empreendimento, a empresária de 41 anos enfrentou as mesmas dificuldades que a maioria dos empreendedores iniciantes. “Empreender no Brasil já é um desafio, independente do ramo de atividade. Impostos altos, poucas campanhas de incentivo, falta crédito para empreendedores iniciantes, enfim, são muitos os desafios”, diz.
Pouco tempo depois de abrir sua própria empresa, Roberta ainda teve que lidar com a pandemia de Covid-19. E foi aí que ela precisou se reinventar. A empresária, que começou vendendo sérum facial e creme para celulites em sua loja online, se questionou sobre o que as pessoas fariam presas em casa em meio ao isolamento social. E foi a partir daí que ela teve a ideia de investir em produtos para auxiliar a saúde sexual dos homens.
No call center, Roberta Gomes já havia trabalhado vendendo uma maca peruana de tubérculo conhecido popularmente como “viagra dos incas”. Mas, como ela não acreditava na eficiência do produto, decidiu criar sua própria fórmula. “Eu faço tudo com amor, pensando no outro, em quem vai usar. Meus produtos são inclusivos e veganos”, diz a empresária.
Ela ainda compartilha o segredo por trás do sucesso. “Eu nunca tenho nada tradicional. Criar, inovar, buscar tendências, faz parte da minha natureza de empresária. Eu tenho necessidade de inovação. O networking também tem um papel estratégico, pois valida ideias, proporciona visibilidade e credibilidade, além de desempenhar um papel estratégico”.
Segundo ela, o segredo para lidar com a concorrência é “manter a originalidade, criatividade e a certeza que deve melhorar todos os dias”. Por fim, Roberta Gomes deixa um conselho para quem deseja se aventurar no empreendedorismo.
“Primeiramente: Não desista. Trabalhe arduamente, se prepare, estude, busque inovar, mas nunca sem perder a sua identidade. Tenha certeza da sua escolha e siga firme no seu caminho. Vão existir dias em que você vai questionar se está no caminho certo, mas ouça seu coração e siga em frente. Não desista jamais”, completa a empreendedora.