A tarde do próximo sábado, 13 de julho, será marcante para a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, onde o Teatro Gacemss 2 sediará, das 14 às 17 horas, o 1º Congresso Internacional da ALALS (Académie de Lettres et Arts Luso-Suisse) em parceria com a AVL (Academia Volta-redondense de Letras), com entrada gratuita para a população.
Com um roteiro recheado de workshops, palestras e mesas-redondas, o evento reunirá no palco escritores, poetas, acadêmicos da AVL e de outras instituições, mestres, doutores e artistas, trazendo oportunidade para que o público tenha acesso a conhecer novas publicações e projetos artísticos. Será abordado sobre diálogos Luso-Brasileiros: Língua, Literatura e Cultura, De Camões à Machado, um mergulho na Lusofonia.
De acordo com Leonardo Flores, presidente da ALALS, o evento abordará a extensa gama de produções na Língua Portuguesa. “É com grande entusiasmo que anunciamos o nosso 1º Congresso Internacional Luso-brasileiro. Este evento inovador reunirá acadêmicos, escritores, artistas e entusiastas das artes e literaturas lusófonas para discutir, celebrar e promover a riqueza cultural dos países de língua portuguesa”, detalha.
Trazendo a parte artística, foi convidado o Grupo Cênico Estudarte, que apresentará um episódio especial do Pequenas Leituras, projeto lançado em 2019 e que encerrou sua sétima temporada há poucos dias. Em cena estarão os atores América Possidente, Anderson Magnus, Gabriel Rocha, Gustavo Rabello, Júlia Werly, Livian Helena, Manu Guida, Nilton Renna, Victória Domiciano e Rodrigo Hallvys, esse último, também acadêmico da AVL e diretor geral do Estudarte.
Haverá lançamento de diversos livros a valor acessível para a plateia. Volta Redonda marcando presença, sediando um evento trazido diretamente da Europa.