O cantor Relvas lança o videoclipe oficial da música “Tua Voz”, canção dedicada aos seus avós e com uma camada emocional forte. No audiovisual ele traz cenas extremamente intimistas e repletas de significados para o artista. O videoclipe foi idealizado ainda na época da composição da música e foi produzido, filmado e editado por Paula Montenegro, que também assina o roteiro junto com Relvas.
A ideia do visual surgiu a partir de um detalhe simples dentro da rotina do artista com seus avós: as tardes de conversas com café. Desde pequeno, Relvas frequenta as casas de ambos os avós e, com o tempo, tomar café virou uma tradição quando estão juntos. “Esse simples ato de tomar café acabou virando uma rotina e, consequentemente, nos aproximou. Esse costume de tomar café junto gerou uma conexão forte que vem sendo construída há anos”, conta. “Lembro que esse tem sido um costume que nós temos desde a minha infância. Sinto que esse ato de fazer o café, arrumar a mesa e conversar enquanto lanchamos é um ato simbólico de amor e carinho”, confessa.
A partir desse costume, Relvas se juntou com Paula Montenegro para desenvolver o roteiro de um clipe que tivesse como ponto de partida o ato simbólico de tomar um café junto aos seus avós. O resultado, portanto, consiste em um clipe carregado de emoção e autenticidade.
O cantor diz que queria registrar em vídeo um costume e um detalhe que faz parte de sua rotina com os avós há anos. “Foi uma maneira que eu encontrei de registrar esse momento que é tão significativo pra mim e que parece ser apenas um singelo detalhe dentro da rotina, mas que tem um valor e uma importância gigantesca. Então a ideia central do clipe foi a de valorizar ‘as pequenas grandes coisas dessa vida’, como diria o Vitor Kley”, relata.
As cenas do videoclipe foram gravadas em momentos diferentes de forma espontânea para que seus avós se sentissem confortáveis. Um dia foi dedicado na casa de sua avó Ilma e, no outro, na casa de seu avô Armando.
Relvas também faz uma homenagem para os entes que já se foram. Para isso, o artista separou algumas fotos de todos os avós em diferentes períodos da vida, e durante a gravação do clipe, mostrou e relembrou momentos junto de seus avós. Com essa alternância de cenários, o cantor propõe um diálogo entre as duas residências trazendo ainda mais emoção para o clipe, que traduz o sentido da composição, resultando em uma narrativa visual emocionante.
“Fiz questão de colocar todos os meus avós no roteiro do clipe, mesmo aqueles que não estão mais aqui! Seja por meio de gravações antigas ou por fotos, todos aparecem nas cenas do clipe para fazer a homenagem completa”, descreve. “Essa parte das fotos foi extremamente emocionante de gravar junto dos meus avós. Separei algumas fotos antigas para ver junto da minha avó Ilma e do meu avô Armando. Quando gravei na casa da minha avó, mostrei fotos dela comigo pequeno e outras dela com o falecido marido. Na casa do meu avô, fiz o mesmo processo, mostrando a ele fotos nossas e fotos dele com as falecidas esposas também. Foi bem emocionante ter esse momento com eles, vendo eles reagindo às fotos e contando as histórias por trás de cada uma”, relembra.
Além disso, o videoclipe conta com alguns momentos em que Relvas aparece cantando a música enquanto toca piano, proporcionando, assim, mais uma camada emotiva a partir de sua interpretação, mostrando sua versatilidade como artista.
Emoção em família
O cantor assistiu ao videoclipe junto de sua família e comenta ter sido extremamente especial e emocional vivenciar esse momento ao lado de todos. “Como a família é grande, acabou sendo uma resenha de pré lançamento do clipe. Ninguém tinha assistido ao clipe ainda, nem mesmo os meus avós. Então foi um momento especial demais! Fiz questão de assistir ao lado dos dois no sofá e a família toda em volta assistindo também”
Para ele, ver os familiares se emocionando com o clipe foi marcante. “Foi um sinal de que o clipe e a música cumpriram seus papéis – uma homenagem para emocionar e fazer refletir. Até porque, para além de uma homenagem aos meus avós, esse projeto também representa e homenageia toda a minha família, porque eles são a base e a origem de tudo praticamente”, completa.
Expectativas para o videoclipe
Com o lançamento do audiovisual, Relvas confessa suas expectativas sobre a opinião do público e espera que quem for assistir ao vídeo, possa se emocionar pelo clipe traduzir e ainda assim ultrapassar a linguagem do afeto e do carinho da relação entre avós e netos.
“É um clipe no qual o conteúdo principal é o afeto, então espero que as pessoas se identifiquem. Espero que o clipe possa despertar bons sentimentos ou que traga boas lembranças. Para mim, a maior potência e o maior objetivo do clipe é fazer com que as pessoas lembrem da importância do ‘aqui e agora’. É pra gente valorizar, cuidar e homenagear as pessoas que amamos enquanto ainda há tempo!”, finaliza.