O espetáculo musical Acordes do Kanto Brasileiro e Ritmos Contemporâneos, premiado no FOCA II – Fomento a Cultura Carioca, realizado pelo Meu Kantinho Centro de Cultura, apresentará de forma gratuita, no dia 23 de Julho (domingo) às 11H, Arena Jovelina Pérola Negra – Pavuna.
Com a finalidade de fomentar a importância do apoio à formação musical, democratizar o acesso à cultura, capacitar novos talentos e promover a zona norte como polo de produções musicais, o projeto promove a integração através da diversidade cultural e da sinergia de diversas comunidades da cidade.
Na abertura do espetáculo teremos a participação especial das Matriarcas do Samba. Nilcemar, neta de Cartola, Geisa, filha de Zé Kéti, Vera de Jesus, neta de Clementina e Selma, filha de Candeia, se juntam para honrar seus ancestrais e prestigiar o evento com suas músicas, encantos e histórias.
O Regional MK que enaltece o choro e composições genuinamente brasileiras é formado pelos professores do Meu Kantinho. Para promover a integração de ritmos com a atemporalidade da música instrumental e a modernidade da música eletrônica”, a Camerata Popular, formada pelos alunos do Meu Kantinho receberá para uma participação especial o DJ Lekke, oriundo do projeto social CUFA.
A apresentação projeta uma mistura única e diferente de violino, violões, flautas, percussão, contrabaixos e outros instrumentos da orquestra, combinados com batidas eletrônicas e efeitos sonoros do DJ Lekke. O arranjo exclusivo enaltece um clássico da música brasileira, “Trenzinho Caipira” (Villa Lobos), inspirado no movimento de uma locomotiva junto aos instrumentos da Camerata. Essa música representa a transição do rural para o urbano e do tradicional para o moderno.Além disso, a apresentação também contará com a música “Kanto Verde” (Fabio Brasil), uma composição exclusiva em homenagem ao Meu Kantinho Centro de Cultura, que desperta a importância da conscientização ambiental. A sincronia entre a orquestra e o DJ promete envolver o público em uma atmosfera de celebração da música.
A participação da Camerata Popular Meu Kantinho é socialmente relevante, pois os alunos moram na região da Leopoldina, uma região periférica da zona norte do Rio de Janeiro com alto risco de vulnerabilidade social. Nesse projeto, terão a oportunidade de vivenciar o protagonismo nas apresentações e mostrar ao público presente que a música tem o poder de criar emoções, transmitir mensagens, contar histórias e unir pessoas e ritmos de diferentes culturas.O evento também contará com a participação do grupo Regional MK, formado pelos professores do Meu Kantinho Centro de Cultura. Ana Cláudia Clovis, produtora executiva do projeto, destaca a importância da participação dos jovens no projeto: “Queremos mostrar aos nossos alunos e ao público que a música tem o poder de transformar, emocionar, contar histórias, integrar gerações e ritmos de diferentes culturas”.
NOSSO OBJETIVO
Integração das diversas comunidades, talentos, culturas, artes, experiências do Rio de Janeiro;
Expandir a valorização e a importância da Zona Norte como polo de produções musicais; Agregar valor ao aprendizado dos jovens alunos do Centro Cultural Meu Kantinho, através de vivências práticas nas apresentações;
Promover a inclusão, transformação e inserção no mercado cultural;
Promover a integração e a circulação das manifestações culturais de nossa cidade; Facilitar o acesso à cultura da população de todas as classes sociais;
Apoiar, difundir e valorizar o trabalho de todos os artistas envolvidos;
Fortalecer as práticas econômicas, culturais e sociais, gerando produtos cujas Geração de renda e emprego, através da realização do projeto;
Promoção da sustentabilidade, pluralidade e diversidade cultural e socioeconômica; Preservar o uso sustentável do “Choro” como patrimônio cultural brasileiro em sua dimensão imaterial.
QUEM SOMOS
O Meu Kantinho Centro de Cultura é uma obra social sem fins lucrativos, voltado para práticas musicais e socioambientais, que já atende crianças e jovens com aulas de instrumentos de corda, sopro e percussão há 25 anos. Foi fundado em 1o. de maio de 1998 por Cloves do Violão, renomado músico e compositor de choro e samba. A escola está localizada na Rua Indígena, 62 – Penha Circular – Zona, situado na AP3 no Rio de Janeiro. A instituição tem como objetivo principal difundir o espírito social, descoberta de talentos e o despertar para criatividade, pois em épocas de escolhas de seus caminhos profissionais, os alunos tem como base a música, contribuindo assim, para a inclusão, qualificação social, formação e inserção ao mercado de trabalho artístico e cultural. www.meukantinho.com.br
O Meu Kantinho é ponto de cultura da Região da Leopoldina, corresponde a um local de manifestações culturais. É um espaço de lazer comunitário, assim como também é um atrativo turístico para a cidade do Rio de Janeiro.